quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tampas de bueiro...pisando no passado

EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO MUDAM DE NOME MAS O PASSADO FICA IMPRESSO NAS TAMPAS DE BUEIROS
FOTOS TOMADAS NA RUA PEDRO DE TOLEDO E NA RUA PEIXOTO GOMIDE E IMEDIAÇÕES DA AVENIDA PAULISTA
OS DONOS DOS BURACOS NAS CALÇADAS DE SÃO PAULO.


  CTB VIROU TELESP  (ATUAL TELEFÓNICA-VIVO) 

Telecomunicações de São Paulo (TELESP) foi a empresa operadora de telefonia do grupo Telebrás no estado brasileiro deSão Paulo antes da privatização. Foi comprada pela Telefónica, empresa da Espanha.
Originou-se da antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB), de capital canadense, que atendia também o Rio de Janeiro. Na década de 1970 incorporou a Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP), empresa estadual formada para atender municípios que não dispunham até aquela época de serviço telefônico.
Incorporou, também, diversas pequenas empresas municipais ou particulares, com reduzido número de terminais. Dentre elas se destacam a Companhia Telefônica de Guarulhos, a Companhia Telefônica Suburbana Paulista (Cotespa), organizada emOsasco pelo Banco Brasileiro de Descontos - Bradesco, e a Companhia Telefônica do Litoral Paulista, em São Vicente e Praia Grande. Por fim, já como operadora do grupo Telebrás, e portanto federal, adquiriu a Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC-Borda do Campo), empresa particular que atendia a região do ABC Paulista e a do Alto Tietê.


CIA TELEFÔNICA BRASILEIRA







SABESP E EMPRESAS ANTERIORES

Criada em 1973 pelo então governador Laudo Natel por meio da Lei Estadual nº 119, de 29 de junho do mesmo ano, a Sabesp originou-se da fusão das seguintes empresas e autarquias:
  • SAEC - Superintendência de Águas e Esgotos da Capital;
  • Comasp - Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo;
  • Sanesp - Saneamento de São Paulo;
  • Sanevale - Saneamento do Vale do Ribeira;
  • SBS - Saneamento da Baixada Santista ;
  • FESB - Fomento Estadual de Saneamento Básico;
  • DAE - Departamento de Águas e Esgoto;
  • RAE - Repartição de Águas e Esgoto.
A partir de sua fundação, a Sabesp passou a operar em municípios que não faziam parte das áreas de atuação das antigas empresas. Um Estatuto Social rege a constituição e o funcionamento da Sabesp.

                                       DAE   DEPARTAMENTE DE ÁGUA E ESGOTO (ATUAL SABESP)







                                          DAE DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ESGOTOS (ATUAL SABESP)





                                         RAE REPARTIÇÃO DE ÁGUAS E ESGOTOS (ATUAL SABESP)

TAMPA BEM ANTIGA E GASTA...RUA VERGUEIRO PRÓXIMO AO METRÔ PARAÍSO




RUA PEIXOTO GOMIDE ESQUINA COM RUA ANTONIO CARLOS




ÁBUM DE FOTOS R.A.E
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/galerias_acervodigitalizado/aguas_esgotos_sp/frameset1.htm






Sobre a criação do Departamento de Águas e Esgotos DAE, que substitui a RAE, Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo. Comenta a lei nº 2627, de 20 de janeiro de 1954, assinada pelo Governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, criando e organizando o Departamento de Águas e Esgotos como autarquia, ao mesmo tempo que extingue a Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo e das outras providências.



SAEC SUPERINTENDÊNCIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DA CAPITAL (ATUAL SABESP)




A IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA ESTÁ ILEGÍVEL MAS PODEMOS VER BEM O ANO 1948



LIGHT


Desde 1899, a Light São Paulo - São Paulo Tramway, Light and Power Company, uma empresa privada de capital canadense, era a responsável pelos serviços de energia elétrica em São Paulo capital e arredores.
Posteriormente, a Light também passou a operar serviços de energia elétrica no Rio de Janeiro.
No final da década de 1970, o contrato de concessão da Light com o governo federal, assinado no início do século e com validade de 70 anos seria encerrado, com a entrega dos ativos investidos tanto no Rio de Janeiro, como em São Paulo ao governo brasileiro. Porém em circunstâncias obscuras, principalmente no momento político vigente (ditadura militar brasileira), o então ministro das minas e energia Shigeaki Ueki, através da Eletrobrás, adquiriu o controle acionário da Light – Serviços de Eletricidade S/A, estatizando-a.

A criação da Eletropaulo[editar | editar código-fonte]

Em 1981 o governo do estado de São Paulo (gestão Paulo Maluf) adquiriu a parte paulista da Light e criou a sua própria empresa de energia, com o nome de Eletropaulo.
Durante toda a década de 1980 e início da década de 1990, a Eletropaulo foi uma das maiores empresas estatais do estado de São Paulo, chegando a ter cerca de 27 mil empregados. Era considerada uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do mundo.

A cisão da empresa para privatização[editar | editar código-fonte]

A partir de 1995, o então governador Mário Covas criou o PED - Programa Estatual de Desestatização, para iniciar um processo de privatização de inúmeras empresas estatais paulistas, além de trechos de rodovias e ferrovias.
                   
                                                     LIGHT  (ATUAL ELETROPAULO)






Nenhum comentário:

Postar um comentário